• Ramos & Silva Advogados Associados

Short Squeeze

Se você acompanha as notícias do mercado financeiro deve ter ouvido falar do short squeeze da Gamestop que ocorreu no mês passado.

Mas o que é “short squeeze”?


Posição “short” ou vendida:

Estar “short” (ou vendido) em ações de alguma empresa é apostar contra ela. Por acreditar na queda da cotação daquela ação, o investidor aluga ações de um terceiro e as vende, esperando recomprá-las por um valor mais baixo do que recebeu na venda. É através da recompra por um preço mais barato que o investidor vendido lucra.

Para que a operação do investidor seja encerrada, ele deve necessariamente recomprar a ação e devolvê-la para o investidor de quem alugou.


O “short squeeze”:

O “short squeeze” acontece quando o investidor aluga ações e as vende esperando recomprá-las mais baratas, mas a sua cotação não cai, de modo que o investidor é obrigado a recomprar as ações pelo preço ofertado no mercado, ficando “no aperto” porque precisa recomprá-las logo para que não tenha um prejuízo tão grande se a sua cotação continuar a subir.

Quando grandes fundos de investimento apostam na queda da cotação de determinada ação mas seu preço sobe e eles são obrigados a recomprar a ação pelo preço disponível no mercado, a cotação das ações daquela empresa sobem ainda mais, devido a grande procura e baixa oferta na bolsa de valores naquele momento.


Gamestop

Sabendo da existência de vários fundos de investimento que estavam vendidos em ações da Gamestop, milhares de investidores americanos (pessoas físicas) se organizaram em um fórum online no site Reddit e combinaram de comprar ações da empresa, fazendo com que a cotação subisse (devido a alta demanda e baixa oferta) e obrigando os grandes fundos de investimento que estavam vendidos a recomprar suas ações pelo preço disponível. Esse movimento de recompra das ações só acelerou ainda mais a alta da cotação da Gamestop, já que a demanda pelas ações aumentou ainda mais. A valorização das ações da Gamestop chegou a quase 2.000% no ano no dia 27 de janeiro.


IRB e Cogna:

No Brasil, investidores pessoa física rapidamente se organizaram em um grupo do aplicativo de conversas Telegram, que chegou a ter 30 mil membros, para tentar reproduzir o que ocorreu com as ações da Gamestop com empresas brasileiras como IRB e Cogna. A IRB chegou até mesmo a ter uma valorização de mais de 17% no dia 28 de janeiro.

Mas tome cuidado!

Essa organização de investidores pode ser interpretada como manipulação do mercado, crime previsto no art. 27-C da lei 6.385/76, que tem pena de 1 a 8 anos e multa de até 3 vezes o valor da vantagem ilícita obtida em decorrência do crime.

Inclusive, após a valorização das ações da IRB, a Comissão de Valores Mobiliários divulgou um alerta ao mercado alertando que o short squeeze é considerado crime.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo